O homem das cavernas já protegia os pés amarrando um pedaço de pele de animal, mas o registo do primeiro calçado de que se tem notícia data de 2000 a 3000 AC no antigo Egipto. Segundo a história, tratava-se de uma sandália, com uma base, que seria o solado, e uma alça presa dos lados passando sobre o peito do pé.
Devemos ser exigentes quando o vamos adquirir, saber qual o sapato adequado ao nosso pé é de extrema importância. Um bom tênis, apropriado às suas características, pode não corrigir todos os problemas, mas certamente irá controlar boa parte deles. A má acomodação, a falta de amortecimento e a falta de estabilidade levam a uma forte probabilidade de lesão!
O uso inadequado do tipo de tênis pode levar agudamente a entorses do tornozelo de repetição, dor contínua na perna/tornozelo/pé/joelho com irradiação para região lombar e limitação progressiva para realização de atividade física. Cronicamente o uso inadequado pode levar a lesões articulares e musculares. Diante disso, também levaremos em consideração os tipos de pés e pisada.
Vista Inferior de um Pé Direito
Se o seu calçado já apresenta algum destes desgastes em seu solado, talvez seja a hora de trocar o calçado ou investir em uma Palmilha Postural para aumentar a durabilidade dos seus calçados e evitar futuras dores, desgastes articulares ou lesões.
Preocupado em responder uma das perguntas mais frequentes em meu consultório, resolvi, sem me posicionar quanto a preferência por marcas, postar para vocês 3 links criados por alguns fabricantes de tênis que ajudarão todos a descobrir qual o calçado ideal para o tipo pé, pisada, terreno, tipo de treino e distância do percusso.
- ADIDAS http://www.adidas.com/running/us/products/footwear
- NIKE http://nikerunning.nike.com/nikeos/p/nikeplus/pt_BR/footwear_finder
- MIZUNO http://www.mizunobr.com.br/running
Dr. Felipe Antunes Torres
Especialista em Osteopatia Clinica
Espec. em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo
Podoposturologia e Palmilhas
(31)8558-7167
felipetorres2@yahoo.com.br
posturalis@yahoo.com.br
Mande-nos um email com suas dúvidas!





Nenhum comentário:
Postar um comentário